Programação

PROGRAMAÇÃO

A programação do II CoBAPICS / I CoALASI acontecerá em duas transmissões ao vivo simultâneas, sendo uma em português e outra em espanhol. As palestras e mesas redondas não serão as mesmas em ambas as transmissões. Abaixo, encontra-se o detalhamento da transmissão em português. Para informações da transmissão em espanhol, digira-se ao link.

DIA 1 - 09/11: SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

17h30

(horário de Brasília)

Abertura

18h

Palestra 1:

O início do ciclo da vida

Prof. Ricardo Ghelman

18h45

Mesa redonda:

PICS e infância: abordagens para o início do ciclo da vida

 

20h05

Mostra cultural

20h15

Palestra 2:

Promoção de saúde mental e física através da yoga nas escolas

Profª. Tuanne Cascardo da Silva

Graduada em Geologia pela UFES. Pós Graduada em Formação Pedagógica em Geografia pela UNIUBE. Capacitações: Filosofia e Prática do Yoga pela Escola Anandra Chandra (Juiz de Fora –MG); Nutrição e Gastronomia Ayurvédica pela Escola Anandra Chandra (Juiz de Fora –MG). Cursando: Pós Graduação em Formação de Educadores em uma Perspectiva Integral pela Faculdade Ensin.E e Escola Integra.

21h

Sorteio

21h10

Momento prático: 

Terapia Comunitária Integrativa

21h30

Salas acadêmicas

DIA 2 - 10/11: SAÚDE DO ADULTO

18h

(horário de Brasília)

Abertura

18h05

Mesa redonda:

Homeopatia e promoção da saúde

 

FOTO_DR.javier-200x200

MSc. Javier Salvador Gamarra Junior

Farmacêutico bioquímico e industrial pela PUCPR, homeopata e de meio ambiente; Mestre em Gestão Ambiental; Especialista em Farmácia Homeopática; professor do Centro Universitário Campos de Andrade – áreas de Homeopatia, PICS, Saúde Pública, Meio Ambiente, Bioética. ; professor de pós-graduação da Escola Homeopática de Curitiba “Dr. Javier Salvador Gamarra”; presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas – ABFH; membro do Grupo de Trabalho sobre Fitoterapia, Homeopatia e Medicina Tradicional Chinesa do Conselho Federal de Farmácia; coordenador do GT sobre PICS do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná; membro do Grupo de Pesquisa LABESI Unisinos-UFPR pelo Estado do Paraná; membro do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Geografia da Saúde – UNIANDRADE

WhatsApp_Image_2021-11-01_at_10.09.42-removebg-preview (2)

Dr. Francisco Freitas

Médico homeopata desde 1982, mestre em Neurologia e doutor em Biociências pela UNIRIO com a tese sobre o ensino da homeopatia na graduação médica. Professor de homeopatia desde 1985 na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO onde a disciplina de homeopatia é obrigatória desde 1999. Iniciou a 1a residência médica em homeopatia do Brasil desde 2004 no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da UNIRIO. Atual Diretor substituto da Escola de Medicina e Cirurgia. Membro da Câmara Técnica de homeopatia do CREMERJ e do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira. Já foi presidente do Instituto Hahnemanniano do Brasil e da Organização Médica Homeopática Internacional.

19h25

Mostra cultural

19h35

Palestra 1:

Mindfulness na vida contemporânea 

Dr. Marcelo Demarzo

Dr. Marcelo Demarzo, pioneiro em Mindfulness no Brasil, é médico formado pela USP, Pós-Doutorado em Mindfulness (Atenção Plena) e Saúde pela Universidad de Zaragoza (Espanha), é professor, pesquisador e vice coordenador dos programas de pós graduação (mestrado e doutorado) em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Demarzo é coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta – Mindfulness e Promoção da Saúde da UNIFESP, onde desenvolveu o protocolo MBHP (Mindfulness-Based Health Promotion) que expande o conceito de Mindfulness para a promoção e prevenção da saúde. Também é  fundador da Mindfulness Brasil, que promove a prática e o desenvolvimento profissional no país. Autor de diversos livros e estudos científicos sobre Mindfulness, bem estar e saúde, mais recentemente aprofundou-se nos estudos de Compaixão, criando o Programa de Compaixão Baseada nos Estilos de Apego, em parceria com o psiquiatra Javier Garcia-Campayo, da Universidade de Zaragoza (Espanha).

20h20

Sorteio

20h30

Palestra 2:

A garantia de acesso e uso das PICS no SUS

21h15

Salas acadêmicas

DIA 3 - 11/11: SAÚDE DO IDOSO

18h

(horário de Brasília)

Abertura

18h05

Palestra 1:

Nutrição com olhar integrativo na promoção da saúde do idoso 

Sabrina Ribeiro Tibau

Médica especialista pela Universidade de Vassouras, Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela UNIFAA, Membra da SBMFC (GT em espiritualidade e saúde, GT em saúde planetária), Membra da SBEC (CT em dor, PICS e saúde mental).

18h50

Premiação da Mostra Cultural

19h

Mesa redonda:

Bem-estar do idoso em tempos de isolamento social

20h15

Sorteio

20h25

Pausa na programação em língua portuguesa

 

Palestra na transmissão em espanhol: Solidão e inclusão do idoso em tempos de isolamento social

21h25

Apresentação dos melhores trabalhos científicos

ATENDIMENTO

cobapics.coalisi@gmail.com

SEJA UM PATROCINADOR

cobapics.patrocinio@gmail.com