DATAS IMPORTANTES
- Submissões: fechadas
- Apresentação dos melhores trabalhos: 11 de novembro durante o evento
- Publicação dos anais: até 31 de janeiro
CONFIRA OS TRABALHOS APROVADOS
CLASSIFICAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS
Parabéns a todos os autores! Todos os melhores trabalhos receberão o Certificado de Menção Honrosa e o primeiro lugar de cada área do conhecimento (Estudo Original, Revisão de Literatura e Relato de Experiencia) receberá uma premiação adicional em dinheiro.
LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA
A Comissão Científica do II Congresso Brasileiro Acadêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II CoBAPICS) e do I Congreso Académico Latinoamericano de Salud Integrativa (I CoALASI), nos termos do presente edital, torna público que estão abertas as inscrições, no período de 24 de setembro de 2021 a 17 de outubro de 2021, para a submissão de trabalhos científicos na área das Práticas Integrativa e Complementares. Os trabalhos serão submetidos à avaliação prévia, com objetivo de, em caso de aprovação, ser publicado nos anais do evento, mediante as disposições contidas neste Edital.
Art. 1º. Estarão aptos a submeter trabalhos estudantes em nível de graduação e profissionais que desenvolvam pesquisas e/ou atividades na área de práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) e saúde integrativa. Obrigatoriamente, em caso de trabalho enviado por estudantes, este deverá ser orientado conforme o Art. 4º deste edital.
Art. 2º. Todos os autores, obrigatoriamente, deverão estar inscritos no II CoBAPICS e I CoALASI através do link http://cobapics.ablasic.org.br/index.php/inscricoes/.
Art. 3º. É necessário que os autores estejam inscritos no II CoBAPICS e I CoALASI até a data limite para submissão de resumos.
Art. 4º. Documentação necessária para submissão do resumo:
I – DECLARAÇÃO DE AUTORIA E AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO assinada pelo docente orientador do estudo ou pesquisador responsável que deve ser profissional graduado e devidamente registrado em conselho de classe (Anexos A e B).
- Para quem não possui impressora, será aceito o envio do documento transcrito de próprio punho e devidamente assinado, desde que tenha todas as informações contidas na versão original (Anexo A e B).
- O orientador poderá usar câmera de celular para a digitalização desde que não tenha cortes e a imagem esteja nítida;
II – COMPROVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA: Os trabalhos envolvendo seres humanos, exceto os relatos de caso, relatos de experiência e revisão de literatura, deverão conter o número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP. Assim como, trabalhos com animais deverão conter protocolo de aprovação da Comissão de Ética na Utilização de Animais – CEUA.
Art. 5º. Os resumos deverão ser submetidos no endereço eletrônico do evento, http://cobapics.ablasic.org.br/, de acordo com as normas deste edital.
Parágrafo único – O prazo para o envio dos resumos será do dia 20/09/2021 ao dia 17/10/2021.
Art. 6º. No momento da submissão, o autor principal deverá escolher a qual evento está submetendo o seu trabalho, se ao II CoBAPICS ou ao I CoALASI.
Art. 7º. Serão aceitos trabalhos nos formatos:
- Estudo experimental (apresentação de resultados de projetos de pesquisa científica experimental, envolvendo animais ou seres humanos);
- Revisão de literatura (trabalhos de revisão da literatura científica sobre assunto específico);
- Estudo de caso (descrição de casos clínicos envolvendo situações raras, nunca ou pouco descritas na literatura, assim como aquelas que incluam promoção da saúde);
- Relato de experiência (experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional ou acadêmica, que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde).
Art. 8º. Os autores dos resumos devem informar: título do trabalho; nome completo do autor principal, dos coautores, do orientador e da instituição de ensino, o número de documentos de identidade nacional do autor principal e do orientador, celular do autor principal e e-mail de todos os autores no momento da submissão do resumo.
Art. 9º. Os resumos deverão ser anexados no formulário, até às 23 horas e 59 minutos do prazo final da submissão. Os trabalhos recebidos após a data e horário descrito neste edital não serão avaliados. Os resumos deverão seguir as normas do item 4 do presente edital.
Parágrafo único – Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica prévia do trabalho.
Art. 10º. Os resumos submetidos ao I CoALASI deverão estar escritos em língua espanhola; os resumos submetidos ao II CoBAPICS deverão estar escritos em língua portuguesa.
Art. 11º. Alterações posteriores no texto do resumo, bem como alterações de nome do autor principal, coautores, orientador e instituições relacionadas não serão permitidas após a submissão do trabalho.
Art. 12º. As informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submeter o resumo.
Art. 13º. O descumprimento de qualquer item deste edital acarretará reprovação do trabalho.
Art. 14º. Não há limite no que diz respeito à quantidade de resumos que serão aceitos para avaliação pela Comissão Científica, bem como ao número de submissões por autor.
Art. 15º. Será cobrado uma taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove reais) por cada resumo submetido. O comprovante de pagamento deverá ser anexado no formulário de submissão de resumos.
Art. 16º. Não serão aceitos quaisquer pedidos de revisões sobre as avaliações dos trabalhos científicos.
Art. 17º. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP e Comissão de Ética na Utilização de Animais – CEUA, nos casos aplicáveis.
Art. 18º. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento até o dia 31 de janeiro de 2021.
Art. 19º. O resumo deverá ser submetido de acordo com o modelo disponibilizado no site para download, inclusive contendo as características de formatação e informações que se seguem respectivamente:
- Serão aceitos apenas resumos em espanhol (no caso de submissão ao I CoALASI) ou português brasileiro (no caso de submissão ao II CoBAPICS);
- Os resumos submetidos deverão estar no modelo disponível para download em http://cobapics.ablasic.org.br/.
- Deverá ser enviado em arquivo Word/Doc;
- Garantir que os trabalhos sigam os preceitos éticos, morais, legais e científicos;
- Não serão aceitos trabalhos fora das normas ou que estejam faltando os documentos referente a Declaração de Autorização de Publicação (ANEXO A e B);
Art. 20º. Adequação do resumo:
I – FORMATAÇÃO DO RESUMO: o resumo deverá ser redigido em língua espanhola ou portuguesa, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, texto justificado e margens de 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita). Deverá conter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras, seguindo os modelos em anexo. O resumo não deve conter gráficos ou imagens. O trabalho deve seguir a normatização de trabalhos acadêmicos VANCOUVER, sendo critério de rejeição do trabalho.
II – APRESENTAÇÃO DO RESUMO:
- Título: O trabalho deverá conter o título em negrito, centralizado, fonte 10, em língua portuguesa e língua espanhola.
- Autores e vínculo institucional: Devem ser inseridos logo abaixo do título, iniciando com o nome completo do autor, dos coautores e do orientador, centralizados e com indicação de titulação e instituição a que pertence(em). O orientador deve ser colocado por último.
- Palavras-chave: Devem ser listadas pelo menos 3 descritores, identificados no site: http://decs.bvsalud.org, em língua espanhola, portuguesa e inglesa, separadas por ponto.
III – ESTRUTURA GERAL DO RESUMO
- QUANDO O RESUMO FOR RELATIVO A UM ESTUDO ORIGINAL: O resumo deverá conter: Introdução (contextualização do problema estudado); Objetivos (listar os objetivos do trabalho); Metodologia (descrição da metodologia utilizada para a obtenção dos resultados); Resultados e Discussão (apresentação e discussão, de forma clara e objetiva, dos resultados obtidos); Conclusão (confirmação dos objetivos, destacando sua importância); Referências (inserir os livros e artigos utilizados como base para a pesquisa).
- QUANDO O RESUMO FOR RELATIVO A UMA REVISÃO DE LITERATURA: O resumo deverá conter: Introdução (contextualização do problema estudado); Objetivos (listar os objetivos do trabalho); Resultados e Discussão (apresentação e discussão, de forma clara e objetiva, dos resultados obtidos); Conclusão (confirmação dos objetivos, destacando sua importância); Referências (inserir os livros e artigos utilizados como base para a pesquisa).
- QUANDO O RESUMO FOR RELATIVO A UM RELATO DE CASO: O resumo deverá conter: Introdução; Informações do Paciente; Descobertas Clínicas; Linha do Tempo; Diagnóstico; Intervenção Terapêutica; Acompanhamento; Resultados; Discussão; Perspectiva do Paciente; consentimento Informado e Referências (inserir os livros e artigos utilizados como base para a pesquisa). Normativas CARE podem ser acessadas através do link: Microsoft Word – CAREchecklist-English.docx (squarespace.com)
- QUANDO O RESUMO FOR RELATIVO A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O resumo deverá seguir estrutura do SQUIRE 2.0: Introdução (Descrição do Problema; Conhecimento Existente e Fundamento); Objetivos (listar os objetivos do trabalho); Métodos (Contexto, Intervenções, Estudo das Intervenções; Medidas, Análise e Considerações Éticas); Resultados; Discussão (Sumário; Interpretação; Limitações Conclusões); Referências (inserir os livros e artigos utilizados como base para a pesquisa). Normativas SQUIRE 2.0 podem ser acessadas através do link: http://squire-statement.org/index.cfm?fuseaction=Page.ViewPage&PageID=471.
Art. 21º. Proibições para autores de resumos:
- Não submeter resumos já publicados anteriormente. Serão aceitos apenas trabalhos inéditos;
- Não enviar resumos com imagens de terceiros. É proibido o uso de imagens que não sejam criadas pelos próprios autores do resumo;
- É proibido o uso de citação direta (cópia de trechos de outros trabalhos). Usar apenas citações indiretas.
Art. 22º. Os revisores avaliarão se os trabalhos obedecem às exigências de formatação deste Edital. Além disso, será atribuída nota ao resumo (NR), de acordo com os seguintes itens:
- Atualidade, originalidade e relevância do tema (de 0 a 1).
- Pertinência do título e qualidade do resumo (de 0 a 1).
- Adequação e qualidade da introdução (de 0 a 1).
- Consistência teórica (de 0 a 1).
- Clareza, pertinência e consecução dos objetivos (de 0 a 1).
- Metodologia utilizada (adequação e qualidade) (de 0 a 1).
- Análise de dados e resultados (de 0 a 1).
- Articulação teórica e metodológica da interpretação (de 0 a 1).
- Conclusões: fundamento, coerência e alcance (de 0 a 1).
- Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade) (de 0 a 1).
Art. 23º. Serão aprovados os trabalhos com média igual ou superior a 7,0 (sete).
Art. 24º Caso o trabalho tenha sido aceito pelos avaliadores da Comissão Científica, o participante deve providenciar a apresentação oral, atendendo às especificações de cada tipo de resumo.
Art. 25º A apresentação oral é de exclusiva responsabilidade dos autores do trabalho, os quais deverão elaborar a apresentação em Power Point em modelo a ser disponibilizado pela Comissão Científica.
Art. 26º Todos os trabalhos aceitos serão apresentados por meio de vídeos pré-gravados, com links divulgados no site do evento.
Art. 27º. Dentre os trabalhos aprovados, o melhor trabalho de cada área do conhecimento (Estudo Original, Relato de Caso, Relato de Experiência e Revisão de Literatura) será reproduzido no dia 11 de novembro, para evidenciar a premiação.
Art. 28º. Para a apresentação online, devem ser observadas as seguintes disposições:
- Cada apresentação deverá ser realizada entre 5 (cinco) e 10 (dez) minutos perante a Comissão Avaliadora.
- Será disponibilizado o e-mail do autor principal para perguntas dos ouvintes.
Art. 29º. Serão outorgados CERTIFICADOS DE MENÇÃO HONROSA aos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, de cada área do conhecimento: Estudo Original, Relato de Caso, Relato de Experiência e Revisão de Literatura.
Art. 30º. O trabalho classificado em primeiro lugar em cada uma das quatro áreas do conhecimento receberá uma premiação adicional a ser divulgada antes do evento.
Art. 31º. A certificação será emitida após o evento, em formato digital, no site https://www.even3.com.br/icic2021/.
Art. 32º. As dúvidas em relação a qualquer item deste edital serão respondidas pelo e-mail cientifica2021cobapics@gmail.com e pelo grupo de dúvidas no Telegram, cujo link está disponível em nosso site.
Art. 33º. Se necessário, aditivos ao edital serão publicados no site do evento através do link: http://cobapics.ablasic.org.br/ .
Art. 34º. A Comissão Científica reserva-se ao direito de resolver os casos omissos, bem como as situações não previstas no presente Edital.
A Comissão Científica do II Congresso Brasileiro Acadêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II CoBAPICS) e do I Congreso Académico Latinoamericano de Salud Integrativa (I CoALASI), torna pública a errata ao edital para submissão, apresentação e avaliação dos trabalhos enviados ao evento. O edital está sendo retificado conforme descrito a seguir.
I – RETIFICAR o Parágrafo Único do item 3 que passa a ser redigido:
Parágrafo único – O prazo para o envio dos resumos será do dia 20/09/2021 ao dia 24/10/2021.
II – RETIFICAR o artigo 18º do item 3 que passa a ser redigido:
Art. 18º. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento até o dia 31 de janeiro de 2022.
III – ACRESCENTAR o item d ao artigo 21º do item 4 :
Art. 21º. Proibições para autores de resumos:
- É proibido submeter o mesmo trabalho aos dois congressos. Ficando a cargo do autor escolher a qual congresso irá submeter seu resumo: II CoBAPICS ou I CoALASI.
A Comissão Científica do II Congresso Brasileiro Acadêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II CoBAPICS) e do I Congreso Académico Latinoamericano de Salud Integrativa (I CoALASI), torna pública a emenda ao edital para submissão, apresentação e avaliação dos trabalhos enviados ao evento. O edital está sendo acrescido conforme descrito a seguir:
I – ACRESCENTAR o Parágrafo Único ao item 5:
Parágrafo único – A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais.
II – ACRESCENTAR o item a ao artigo 27º do item 6:
Art. 27º. Dentre os trabalhos aprovados, o melhor trabalho de cada área do conhecimento (Estudo Original, Relato de Caso, Relato de Experiência e Revisão de Literatura) será reproduzido no dia 11 de novembro, para
evidenciar a premiação.
a. As apresentações orais serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios de julgamento: Relevância científica do trabalho para a educação médica; clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na
exposição; clareza e articulação dos itens do trabalho.
III – ACRESCENTAR os itens c, d, e ao artigo 28º do item 6:
Art. 28º. Para a apresentação online, devem ser observadas as seguintes disposições:
c. O vídeo deverá ter um tamanho máximo de 128 MB.
d. O vídeo deverá ser enviado através do Formulário Eletrônico disponibilizado no site do evento e no e-mail de cada autor principal.
e. O vídeo das apresentações orais deve ser gravado pelo Aplicativo/Software Acethinker, disponibilizado através do link a seguir: https://www.acethinker.com.br/gravador-de-tela-gratis-online e deverá incluir o rosto do apresentador e a sequência de slides. Os slides devem seguir o modelo disponibilizado no site do evento, de acordo com o artigo 25º do item 6 do edital.
IV – ACRESCENTAR o Parágrafo Único ao item 6:
Parágrafo único – O prazo máximo para o envio do vídeo será até as 23:59h do dia 08/11/2021.